Projeto Político Pedagógico

Este Projeto Político-Pedagógico é o instrumento que norteará as práticas educacionais da Sinapses-ead tendo em vista o desenvolvimento de cursos auto-instrucionais e compartilhamento de conhecimentos.

A construção de diretrizes pedagógicas é um processo contínuo e requer avaliação e reavaliação de cenários e contextos, portanto, este é ainda um projeto, uma ideia, um desejo, ou seja, uma intenção de realizar.

Este projeto é político porque busca oferecer contextos cuidadosamente preparados para o processo de aprendizagem dos participantes, pautados em situações e vivências trazidas pelos próprios participantes e que vão proporcionar a reflexão e a reconstrução desses, gerando o Conhecimento.

Este projeto é pedagógico porque abarca os fundamentos e abordagens da educação e está pautado no conceito de Andragogia, para o qual os aspectos relevantes são a praticidade, a troca de informações, a reflexão, o desafio, a vivência, o ritmo, a participação, a experiência e o reconhecimento.

Face ao uso de mídias e tecnologias da informação, nesta modalidade de educação, e devido à velocidade que a sociedade vivencia rápidas mudanças, consideramos esta proposta “completa” e “parcial”. Completa porque aborda os principais tópicos relacionados à educação e necessários às atividades propostas e parcial porque o processo de reflexão e reconstrução é dinâmico e constante, e se valerá da análise sistemática das atividades para um constante realinhamento.

Baixar