Documentação para sistemas de gestão

Apresentação

A maior expectativa das lideranças e dos profissionais diretamente envolvidos em projetos de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade, está relacionada à estrutura documental e de processos. Considerando que o mercado não oferece nenhum curso generalista sobre o tema e com base em pesquisas, elaboramos esta iniciativa pioneira para, além de compartilhar experiência, preencher a lacuna observada.

Atuando há mais de nove anos na área da Qualidade e tendo construído um Sistema de Gestão da Qualidade de uma instituição de saúde, nossa bagagem inclui também o conhecimento de outras experiências exitosas na área da Qualidade em Saúde.

Portanto, nosso curso Documentação para Sistemas de Gestão apresenta uma abordagem prática sobre a padronização de documentos  e no estabelecimento de critérios sobre o que documentar.

Benefícios em cursar Documentação para Sistemas de Gestão a distância: agregar diferencial competitivo ao seu desempenho a partir de soluções e padrões de eficiência no uso de documentos.

Público-alvo

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área da qualidade, na implementação ou manutenção e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ – por meio da formação continuada e práticas colaborativas de aprendizagem.

Objetivos:

  • reconhecer os conceitos atuais de qualidade, sua evolução e principais períodos;
  • apresentar as principais categorias de documentos requeridas para uma estrutura documental em instituições de saúde;
  • reconhecer aspectos que devem ser observados no estabelecimento de critérios sobre o que documentar;
  • identificar dados que vão gerar informações para a gestão de documentos;
  • apresentar referenciais para para a padronização e redação de documentos;
  • analisar aspectos positivos e desafios da padronização de documentos.

Programa:

  • histórico e etapas do movimento da qualidade;
  • categorias de documentos, suas especificidades e objetivos;
  • inter-relação entre as principais categorias de documentos;
  • recomendações para o planejamento da estrutura documental;
  • criando templates de documentos;
  • técnicas recomendadas para redação documentos;
  • falhas e acertos na elaboração de templates de documentos.

Mercado de trabalho

O profissional da área da qualidade, analista, supervisor ou coordenador, poderá atuar no planejamento e desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade que abrange uma estrutura documental e seu gerenciamento, análise crítica, sistema de medição de desempenho de serviços ou processos, ações preventivas, corretivas e de melhorias, educação continuada e comunicação. Atua também na organização e realização de avaliações internas e acompanhamento de avaliações externas.

Para atuar na implementação e/ou gestão da estrutura documental o profissional desenvolve a padronização de categorias de documentos, elabora instruções para edição dos mesmos, atua na revisão e aprovação (para garantia do padrão estabelecido), bem como no gerenciamento do acervo.

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