Benchmarking – overview

Apresentação

O benchmarking surgiu num contexto competitivo no qual as empresas precisavam aprender rápido para se manter ou mesmo para se inserir no mercado de forma eficiente e eficaz.

Essa técnica, por ser bem flexível, pode ser aplicada por diversos tipo de empresas, cabendo ao gestor sua organização e condução para o alcance dos objetivos propostos. Conhecer o caminho trilhado por seus pares facilita a análise de seu processo e estimula a criatividade para melhorias e inovações.

Orientações iniciais

Este curso é autoinstrucional, uma metodologia de aprendizagem em que o participante estuda sozinho, interagindo com o material de apoio pré-elaborado e recorrendo ao facilitador apenas em caso de dúvidas.

É recomendável que os participantes se dediquem, em média, 1 ou mais horas por dia para leitura do material indicado e realização das atividades propostas. O tempo exato de dedicação depende de cada participante.

Material didático

Benchmarking, do conceito à prática

Robert Camp – Procure nas outras empresas a melhor solução para seu negocio

Exemplo: da indústria automobilística para a saúde

Exemplo de indicadores para benchmarking

Dicas para montar sua Matriz de Seleção

Dica de filme: 72 Horas

Atividades

Quiz

Fórum – Elaborando a Matriz de Seleção 

Avaliação do curso

Queremos conhecer sua percepção!

Ficha Técnica

Publicado originalmente no LMS Moodle em: Outubro/2013
Atualizado e adaptado para WordPress em: Junho/2017
Atualização de conteúdo: Fevereiro/2019

Referências Bibliográficas