Análise dos problemas e das oportunidades

Apresentação

Em nossas atividades cotidianas é comum encontrarmos problemas. Eles podem ser derivados de falhas inesperadas em sistemas ou equipamentos, como também podem ser oriundos da insatisfação dos clientes, de mudanças no cenário de atuação, etc.

No enfrentamento de problemas é comum usarmos uma abordagem empírica e limitada, mesmo existindo métodos de análise e de solução de problemas (MASP) mais eficazes e econômicos, amplamente difundidos nos países cuja cultura da qualidade já está consolidada.

A proposta deste curso é apresentar uma abordagem cuja fase de diagnóstico permite colocar em evidência os múltiplos problemas, suas causas e as soluções possíveis, demonstrando a necessidade da organização e método para atuação, além da importância do trabalho em grupo.

Nosso curso Análise dos Problemas e das Oportunidades foi idealizado para promover a reflexão, assim como a habilidade de coletar, processar e dispor a informação de tal modo que a implementação e controles dos resultados possam gerar padronização e aprendizado de metodologia que proporciona economia de tempo na concretização de melhorias nos processos.

Benefícios ao cursar Análise dos Problemas e das Oportunidades a distância:

Agregar diferencial competitivo ao seu desempenho com técnicas para reconhecer e priorizar os problemas no contexto organizacional.

Público-alvo

Gestores de serviços e profissionais que atuam ou desejam atuar na área da qualidade, na implementação ou manutenção de sistemas de gestão da qualidade, propondo e/ou desenvolvendo ações para melhoria contínua nos processos de forma eficaz e sustentável.

Objetivos:

  • definir a situação e as causas dos problemas identificados;
  • formular os problemas e encontrar as fontes de oportunidades ;
  • conhecer metodologias e técnicas para coletar dados, quantificar a percepção dos envolvidos e priorizar as atividades para concretizar as soluções propostas;
  • visualizar as decisões de sequenciamento e preparar o cronograma de atividades;  e
  • conhecer critérios e dimensões para avaliar o grau de sucesso ou insucesso das ações.

Programa:

  • situação insatisfatória e definição do problema (Quadro de Análise e Matriz de Relação);
  • seleção das medidas, referências e alinhamento aos objetivos (Lista de Verificação, Matriz de GUT e Princípio de Pareto);
  • busca de soluções e desenho/definição das ações (Plano de Ação 5W2H);
  • controle e avaliação dos resultados.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho exige profissionais com alto nível de conhecimento técnico para promover melhorias na qualidade da gestão de forma organizada e documentada, bem como cumprir as metas estabelecidas.

A implementação de ações preventivas, corretivas e de melhorias, embasadas em análises para identificar problemas, técnicas para priorizar, planejar e documentar todas as fases, com evidencias dos resultados alcançados são os desafios de quem quer manter sua empregabilidade.

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