SIED:EnPED: 2016

O SIED:EnPED: 2016 propõe como foco dos debates e reflexões o tema “Formação, Tecnologias e Cultura Digital”. Desta forma, o objetivo principal é propiciar um espaço de análise sobre as implicações diretas e indiretas da utilização pedagógica das tecnologias na Educação no contexto atual. Assume-se como pressuposto que a Educação não pode andar na contramão da realidade histórico-cultural e que o uso de recursos tecnológicos de interação, informação e comunicação precisa ser considerado na educação de qualidade. Assim, o momento atual representa, por um lado, um grande desafio aos educadores, estudantes, gestores e governantes, e, por outro, um terreno fértil para reflexões e amadurecimento das ações que envolvem a relação entre Educação e tecnologias.

Assim como nas edições de 2012 e 2014, o SIED:EnPED: 2016 ocorrerá em torno de seis eixos temáticos, quais sejam:

1 – Processo de ensino-aprendizagem aberto, flexível e a distância. Aqui, a proposta é identificar os desafios e as possibilidades de aproximações entre educação presencial e a distância. Para tanto serão abordadas a flexibilidade pedagógica, a EaD como estratégia de redução da distância entre a educação formal e o mundo do trabalho e necessidades de infraestrutura organizacional e pedagógica em propostas educacionais híbridas.

2 – Pesquisa e produção do conhecimento em educação, tecnologias e linguagens. Em torno desse eixo, estarão os debates sobre estratégias e instrumentos metodológicos na coleta e análise de dados, temas silenciados na pesquisa, bem como a respeito da qualidade das redes colaborativas de produção de conhecimento em educação e a pesquisa realizada na área.

3 – O estudante da EaD em foco. Pretende-se debater aspectos relacionados ao perfil e necessidades formativas desse estudante, estratégias de estudo pela EaD, serviços de apoio ao aluno e os conceitos de autonomia, identidade e coletividade na aprendizagem virtual.

4 – Inovação em Educação e Tecnologias Digitais. Objetiva-se abordar diferentes multidispositivos tecnológicos e múltiplas mídias para educação, considerando a acessibilidade e a inclusão, bem como estratégias virtuais de apoio à formação e jogos educativos.

5 – Qualidade na Educação a Distância e a democratização do conhecimento. Nesse eixo, a proposta é refletir sobre a EaD como estratégia de democratização do ensino superior e sobre os desafios da gestão e para a sua institucionalização.

6 – Educação e tecnologias: formação e atuação de educadores/profissionais. Espaço e momento de reflexões sobre a docência na EaD – aprendizagem e desenvolvimento profissional – condições de trabalho e o uso de tecnologias em processos formativos coletivos.

Público-alvo

O SIED:EnPED:2016 destina-se a profissionais e estudantes interessados em pensar a educação de qualidade para o presente e para o futuro; a pesquisadores envolvidos com atividades de educação a distância ou educação mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, incluindo professores universitários, tutores, gestores, estudantes (pós-graduação e graduação), professores da educação básica e demais profissionais interessados na temática.

Configuração do evento

O SIED:EnPED:2016 será realizado em duas etapas: uma virtual e outra presencial. Na Etapa Virtual, especialistas promoverão sessões de debate temático pelo ambiente virtual, com o apoio de moderadores/animadores durante discussões. Ao final do período dos debates virtuais, serão feitas sínteses das discussões para apresentação nas mesas-redondas presenciais. A Etapa Virtual ocorrerá no período de 8 a 25 de setembro de 2016.

A parte presencial do SIED:EnPED: 2016 será composta por mesas-redondas, apresentação de trabalhos na forma de pôster e comunicação oral, além de atividades diversas, como oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais. Há a pretensão de transmitir as apresentações do evento também por webconferência. A Etapa Presencial ocorrerá no período de 26 a 27 de setembro de 2016, em São Carlos – SP.

Fonte: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/

Deixe uma resposta